Felipe Araujo, conhecido como Felipão “camervant”, é um dos mais admirados e respeitados pilotos FPV de multi-rotor. Ele vive no estado do Rio de Janeiro, e é famoso por voar através reservas naturais da mata atlântica e zonas urbanas de risco. Aqui está a nossa entrevista com Felipão.
Vice: Primeiro, o que você faz quando não está voando FPV?
Felipão: Quando não estou voando, eu estou trabalhando com finalização de vídeo, geralmente estou com minha linda filha Clara, e bela esposa, Roberta. Eu as amo valorizo meu tempo com eles mais do que qualquer coisa. Nós gostamos de surfar, velejar e caminhar em trilhas no mato.
Vice: Onde você mora e onde é que você cresceu?
Felipão: Eu moro e trabalho em Niterói, RJ, Brasil. Uma cidade que já foi muito simpática e tranqüila. Um lugar que cresceu muito e recebe muitos novos moradores a cada ano. Quando podemos vamos para Itaipuaçu que é uma bairro “verde” da Cidade vizinha que possui uma grande reserva natural e onde ainda podemos encontrar paz.
Vice: Quando você começou com o FPV?
Felipão: Eu comecei com FPV no final de 2008. Passei muito tempo pesquisando na internet, lendo e pesquisando. Tudo começou quando assisti a um video que eu admiro até hoje do companheiro Chris Vogelzang ( http://www.youtube.com/watch?v=ELr3U4l5HkQ&feature=player_embedded ) fiquei com isso na cabeça e resolvi começar a comprar os equipamentos. Tenho certeza que esse vídeo incentivou muitos na época pois foi um dos primeiros filmes legais feitos em FPV.
Vice: Você sempre esteve só interessado em multis ou você já voou ou voa outras plataformas ?
Felipe: Eu comecei minha experiência com uma asa Zagi aprendi a fazer e criava meus próprios projetos. Depois comecei a voar um pequeno helicópteros Blade mSR. Foi meu primeiro contato com Helis de 4 canais não coaxial onde pude desenvolver habilidades de pilotagem de Helicópteros. Aprendi a fazer Hovering depois a voar sem bater em nada, girar no eixo, curvas com cauda. Tive o meu primeiro quadcoptero no início de 2010, era um Gaui 330x-s. Era uma das poucas opções de baixo custo e tinha uma placa controladora muito ruim. Porém o quad já se mostrava uma plataforma muito mais relaxante para voar do que um Heli e perfeitamente adequado para FPV.
Vice: O que você realmente gosta no FPV?
Felipão: Sempre admirei todos os tipos de voo mas o FPV é diferente. Eu amo a natureza e o FPV me dá capacidade de aproveitar e explorar o meio ambiente de uma forma única. Eu posso interagir e explorar o ambientes, olhar através das árvores, chegar perto dos animais, voar com os pássaros. É dinâmico, excitante e simplesmente amo o vídeo e as imagens que se pode captar. É divertido voar e depois partilhar minhas experiências com o mundo. Tenho conquistado algumas oportunidades incríveis e experiências que me apresentaram a muitos novos amigos de todo o mundo.
Já voei dentro de fábricas o ambiente é pertubador, muito barulho e várias coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Voo perseguindo o carro.
Vice: Que outros pilotos que você admira e por quê?
Felipão: Eu conheci pessoas maravilhosas por causa do meu envolvimento com FPV e multirotores. Admiro quem está à procura de se divertir e compartilhar seus conhecimentos e experiências com os outros. Costumo acompanhar a equipe Team Drop Bear. Gosto do estilo dos caras, eles gostam de se divertir, praticamente fazem noitada voando suas maquinas. Lucas Phillips (LSPPhoto) é outro grande piloto. Um dia eu espero voar com eles.
Vice: Todos querem saber, qual VTx/VRx você usa ?
Felipão: Eu uso 1280mhz 500mW VTx com Whip or Skew Planar antena dependendo do voo. Na minha ground station uso dois Lawmate VRxs + um eagletree diversity usando uma antena Pach e uma Whip em cada VRxs.
Vice: Qual sistema de rádio você usa?
Felipão: Eu uso o padrão JR com sistema UHF 433 em PPM que julgo ser o sistema mais seguro e poderoso. Nunca tive problemas de interferências no sinal dele.
Vice: Alguma vez você perdeu um aparelho?
Felipão: Nunca. Eu sempre planejo meus vôos e faço reconhecimento do espaço de voo. Eu sei dos meus limites e operaro dentro deles.